Para celebrar esta data, no próximo dia 23 de maio, às 10h, o Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho preside à Eucaristia na Basílica Metropolitana de Évora. A Eucaristia será transmitida em direto nos canais digitais da Arquidiocese de Évora e na Rádio Esperança.
Decorria o ano de 1308, quando no dia 22 de Maio, o bispo Dom Fernando Martins, dedicava a Catedral de Évora a Nossa Senhora da Assunção.
“A catedral é a Igreja Mãe onde toda a comunidade cristã se sente congregada; é importante perceber que a igreja catedral tem esta missão de acolher cada um dos fiéis para que todos tenham casa” partilha o Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, “ é a casa mãe e por isso temos essa imagem de maternidade, a imagem de Maria, presença amorosa no mundo. A catedral de Évora é a maior de Portugal e a sua grande beleza, para além da sua riqueza histórica, testemunha o amor de Deus nesta planície alentejana e o seu sentido de Igreja.”
O monumento compreende também um Museu de arte Sacra,aberto ao público desde 2009 e dotado de um espólio valioso nas áreas da paramentaria, pintura, escultura e ourivesaria.