A 34.ª Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo está de volta, de 2 a 5 de junho, ao Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém. A apresentação oficial teve lugar, dia 10 de maio, no Badoca Safari Park, em Santo André, revelando propostas para todos viverem aquele que é um dos maiores certames do Litoral Alentejano.

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, afirmou que a Santiagro “é um dos maiores eventos do nosso Concelho atraindo milhares de pessoas que, a par de outras iniciativas de cariz cultural e desportivo, para além da sua importância na promoção do desenvolvimento económico do Município contribui, também, para a sua projeção e promoção no exterior. Por outro lado, é um fator de atração de pessoas, não só nos dias de feira, o que do ponto de vista da dinamização do setor do turismo e da economia local é fundamental.” Álvaro Beijinha salientou, ainda, a importância de todas as entidades que são patrocinadoras e parceiras do certame, e “com as quais contamos, e esperamos continuar a contar, para que a Santiagro seja uma realidade.”

Após 2 anos de interrupção, devido à pandemia da COVID-19, a edição 2022 apresenta um orçamento da ordem dos 260 mil euros, e a expectativa de crescer em número de visitantes ultrapassando os mais de 40 mil de 2019. O Município investiu na pavimentação de toda a zona de terrado, o recinto deixou de estar em terra batida. Outro dos melhoramentos prendeu-se com o bem-estar animal, por isso toda a zona de picadeiros e exposição de gado foi alvo de uma intervenção. “Deste ponto de vista, o certame dá um significativo passo qualitativo para melhor receber as pessoas e acolher os animais.” A Câmara Municipal tinha já investido na criação de novas instalações sanitárias.

Durante a conferência de imprensa de apresentação da Santiagro o Presidente da Câmara Municipal esteve acompanhado pela Presidente da Assembleia Municipal, Paula Lopes, e pela Vereadora Mónica Pires de Aguiar.

Durante os quatro dias da feira a aposta é forte no programa musical, o cartaz vai contar com os espetáculos de Syro (2 de junho) Plutónio (3 de junho) Bispo (4 de junho) e Anjos (5 de junho), as noites prolongam-se com os sons dos Dj’s RMG, CHISTIAN F e MAKA.

O cavalo está sempre em destaque com a realização de batismos equestres, a Gala de Equitação Portuguesa e a Reprise da Guarda Nacional Republicana, entre outras iniciativas. As questões ligadas ao mundo rural, a agricultura, a pecuária e a floresta serão abordadas em vários colóquios.

As crianças das escolas e ATL’s do Concelho são convidadas do certame que lhes dedica o espaço Natura, e onde será projetado cinema imersivo a 360º, sobre temas relacionados com a Natureza.

Os visitantes têm ainda para ver as exposições de equinos, ovinos, caprinos, bovinos e aves que contam com mais de 250 animais. Ao nível dos expositores presentes a Santiagro 2022 conta com mais de 250, que trazem muitas novidades e inúmeras possibilidades de negócio.

Provas de Gin da Destilaria Black Pig, de vinhos da Herdade do Cebolal, showcookings com Chefs bem conhecidos do público, a arte tradicional da cocaria e a importância de comer saudável são algumas das propostas da edição 2022 da Santiagro.

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.