A Fundação INATEL e o Grupo Vocal Olisipo, com o opoio da Igreja de São Francisco, apresentam o concerto FIAT LUX, dia 30 de abril, às 18 horas.
FIAT LUX . Música de lamento, superação e esperança
O mundo é feito de contrastes – da noite que se faz dia e das luzes intensas que geram sombras profundas, de harmonias que rompem o silêncio e de lamentos que se transformam em canto – de fins que dão lugar a novos inícios. Faça-se luz (FIAT LUX) e celebremos a superação e a esperança nos dias que ainda não existiram.
Este é um projeto de criação e gravação de música contemporânea portuguesa, interpretada pelo Grupo Vocal Olisipo, através da qual se celebra o fim, a vitória, a esperança no futuro e a luz de uma nova era.
A peça central é o “Te Deum em louvor da Paz” do compositor Eurico Carrapatoso, escrita sobre o texto do hino intercalado com outros de Arthur Rimbaud, Guillaume Apollinaire e Fernando Pessoa, tendo sido escrita para a celebração da Paz e
estreada em 2018, comemorando o centenário do final da primeira guerra mundial.
A esta obra de Eurico Carrapatoso de celebração da vida, juntam-se outras de sombra e de luz: três peças recriadas do compositor Tiago Derriça que se apresentam como lamentos da fragilidade humana com poemas de Fernando Pessoa (“Entre o sono e o sonho”, “Dorme que a vida é nada” e “O menino da sua mãe”) e a peça “Ode à Paz” da compositora Anne Victorino d’Almeida, escrita e estreada no âmbito deste projeto, sobre o poema de Natália Correia, uma obra de esperança e de luz que nos revelará um novo mundo.
PROGRAMA
Eurico Carrapatoso (1962)
Te Deum em louvor da Paz
Textos: litúrgico, Arthur Rimbaud (1854-1891), Guillaume Apollinaire (1880-1918) e
Fernando Pessoa (1888-1935)
Tiago Derriça (1986)
I. Entre o sono e o sonho
II. Dorme que a vida é nada
III. O menino da sua mãe
Textos: Fernando Pessoa (1888-1935)
Anne Victorino d’Almeida (1978)
Ode à Paz
Texto: Natália Correia (1923-1993)
GRUPO VOCAL OLISIPO
Elsa Cortez, soprano
Maria Luísa Tavares, mezzo-soprano
Lucinda Gerhardt, alto
Carlos Monteiro, tenor
Tiago Simas, tenor
Armando Possante, direção musical/barítono
PIANO | Tiago Rosário
Notas Biográficas
Fundado em 1988 o Grupo Vocal Olisipo é dirigido por Armando Possante. Colabora regularmente com compositores como Bob Chilcott, Ivan Moody, Christopher Bochmann, Eurico Carrapatoso, Vasco Mendonça, Luís Tinoco e Manuel Pedro Ferreira, entre outros, tendo estreado, em outubro de 2016, no Festival Guitar’Essonne, em França, obras de Anne Victorino d’Almeida, António Pinho Vargas, Carlos Marecos, Daniel Davis, Edward Luiz Ayres d’Abreu, Fernando Lapa, José Carlos Sousa, Nuno Côrte-Real, Sérgio Azevedo e Tiago Derriça
Conquistou já diversos prémios, como uma menção honrosa no Concurso da Juventude Musical Portuguesa e o Primeiro Prémio nos concursos International May Choir Competition em Varna, Tampere Choir Festival, 36º Concorso Internazionale C.A.Seghizzi e 5º Concorso Internazionale di Riva del Garda, e vários prémios de interpretação.
Atuou nos principais palcos e festivais de música portugueses como o CCB, Teatro Nacional de S. Carlos, Casa da Música e Teatro Rivoli, entre outros. Colabora regularmente com os principais ensembles e orquestras nacionais e apresenta-se
em concertos por todo o mundo, também como ensemble convidado nos mais prestigiados festivais. Participou no filme “As variações de Giacomo” com John Malkovich e Veronica Ferres e os cantores Miah Persson, Florian Bösch e Topi Lehtipuu.
A entrada é livre, sujeita à lotação da igreja.
O evento será divulgado e transmitido em direto na página de Facebook da igreja de São Francisco.
https://www.facebook.com/s.francisco.evora/