Em Fátima, no centro pastoral Paulo VI decorre de 24 a 26 de março o Congresso Internacional ‘Mulher, Mãe e Rainha’, que assinala os 375 anos da Coroação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal.
Foto: Abertura do Congresso, presidida pelo Arcebispo de Évora
Na manhã de 24 de março, o Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, presidiu à abertura do Congresso.
Esta iniciativa do Instituto da Padroeira de Portugal para os Estudos de Mariologia (IPPEM) em colaboração com o Santuário de Fátima pretende ser um fórum de estudo “abrangente, nas temáticas, nas visões e nas abordagens, através de diferentes contributos relativos aos estudos da Mariologia, da Teologia e da Bíblia; da Religiosidade Popular; das Associações de Fiéis e das Ordens Religiosas (impulsionadoras em tantos casos, da devoção à Virgem Maria); do Direito Canónico; da Antropologia e da Sociologia, da Arte e da História da Igreja; da História de Portugal e até da História Universal”, sublinhou o presidente do congresso, Doutor Marco Daniel Duarte. O congresso pretende “mostrar as várias facetas pelas quais se pode analisar a figura de Maria”, referiu, destacando que esta “é uma imagem que vem da Idade Média e mostra-se muito forte pela Europa, Portugal não é exceção”.
Nos três dias dos trabalhos terão lugar cinco sessões sobre os temas “Historiografia: estudos sobre um tema maior”, “Fundamentos Bíblicos e Parenética”, “Representações Institucionais, plásticas e artísticas”, “Marcas marianas na cultura dos povos” e “Religiosidade Popular, discursos teológicos e vivências cultuais”.
Entre as figuras esperadas no congresso, o destaque vai para o presidente do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, Rino Fisichella, e o presidente da Pontifícia Academia Mariológica Internacional, Stefano Cechin.
Também em Vila Viçosa, os 375 anos serão celebrados com diversas atividades a decorrer entre os dias 25 e 27 de março.
O programa de dia 25, sexta-feira, contempla, às 18 horas, uma eucaristia do Dia da Anunciação do Senhor, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição; no mesmo local, às 21 horas, tem lugar o concerto pelo grupo “ARS Encontro”.
Dia 26 de março, sábado, às 21 horas, decorrerá uma procissão com saída da Igreja dos Agostinhos para o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, seguida de celebração da Eucaristia presidida pelo Arcebispo Dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.
No domingo, dia 27, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, entre as 10 e as 17 horas, decorre a exposição “Três Coroas, a mesma Padroeira”, com as coroas de Nossa Senhora da Conceição (Vila Viçosa), Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Sameiro (Braga).
No dia 27 de Março, às 10.30 horas, no Sanutário da Padroeira de Portugal, o Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, concelebra e renova a Consagração de Portugal a Nossa Senhora na Eucaristia presidida, a seu convite, pelo senhor presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas. Nesta Missa, que será transmitida pela RTP1, concelebrará o senhor Núncio Apostólico, D. Ivo Scapolo, o senhor Arcebispo D. Rino Fisichella e a maioria dos Prelados portugueses. Estará também presente o senhor Presidente da República, o senhor Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, o senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa e a senhora Diretora Regional de Cultura do Alentejo.
Concluída a missa, no Seminário de Vila Viçosa, será assinado um protocolo de colaboração entre a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Arquidiocese de Évora, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Câmara Municipal de Vila Viçosa e a Fundação Eugénio de Almeida no sentido de se preparar um projeto de obras e uma candidatura a fim de conservar e requalificar o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição.