Neste dia 23 de fevereiro de 2022, foi publicado no Diário da República n.º 38/2022, Série II de 2022-02-23, o despacho n.º 2347/2022, no qual o Estado-Maior-General das Forças Armadas condecora com a Medalha da Cruz de São Jorge, de 1.ª classe, o Arcebispo de Évora, D. Francisco José Villas-Boas Senra de Faria. Recorde-se que esta condecoração foi entregue no dia 8 de dezembro de 2021, após a celebração da Eucaristia da Solenidade da Imaculada Conceição, em Vila Viçosa. Na mesma ocasião foram também agraciados Maria de Jesus Monge, da Fundação da Casa de Bragança, e o Cónego Francisco Couto, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
No despacho agora tornado público, que pode ler na íntegra aqui, lê-se que “no desempenho das suas funções de Arcebispo de Évora, D. Francisco José Villas-Boas Senra de Faria Coelho tem desenvolvido um permanente esforço no sentido de fomentar e preservar um excelente relacionamento institucional entre a Igreja e as Forças Armadas na Arquidiocese a que preside, assim como uma prestimosa colaboração com o Ordinariato Castrense”.
“Desde o primeiro instante em que assumiu a responsabilidade da Arquidiocese de Évora, o Senhor Arcebispo D. Francisco Senra Coelho pautou a sua atuação pelo mais respeitoso reconhecimento do valor das Forças Armadas, atitude que se materializa numa efetiva e sustentada cooperação em diversificadas áreas. O seu permanente empenho em lançar pontes entre todos os intervenientes da vida social, seja na defesa e salvaguarda da soberania nacional, em todas as suas dimensões, seja como farol de valores éticos e existenciais, ou, ainda, no contexto da pandemia, como força de solidariedade e de apoio à sociedade, muito tem contribuído para o fortalecimento da imagem e do relacionamento das Forças Armadas com os vários setores da sociedade”, pode ler-se.
No âmbito litúrgico e celebrativo, o despacho sublinha que D. Francisco Senra Coelho “tem honrado as Forças Armadas não só com a sua presença e participação ativas, como tem acolhido, no âmbito da sua diocese, à realização de muitas delas. Merece especial destaque a solenidade de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, celebrada a 8 de dezembro, onde em todos os momentos se evidencia a sintonia entre Igreja e Forças Armadas, numa colaboração que muito dignifica as duas instituições”.
“O Senhor Arcebispo D. Francisco Senra Coelho também se tem notabilizado no âmbito da cooperação a nível do património. Sendo muito do património militar de Évora constituído por lugares de interesse cultural e religioso, o Senhor Arcebispo tem desenvolvido diligências no sentido de promover a sua recuperação e conservação, incentivando que o mesmo seja posto ao serviço comunitário e social, fator que contribui para a sua preservação”, lê-se.
“Cumpre, ainda, destacar a sua colaboração com as Forças Armadas no capítulo da formação, nomeadamente no âmbito do Ordinariato Castrense. A sua permanente disponibilidade para fazer conferências ou pregar retiros, particularmente aos capelães militares, é clara expressão da grandeza do seu caráter e de uma elevada estatura espiritual, que se têm constituído grande fonte de inspiração, nomeadamente no que respeita à motivação de bem servir”, acrescenta.
“Com um percurso de vida intenso e rico, em que tem partilhado com as Forças Armadas a única missão de servir Portugal e os portugueses, D. Francisco Senra Coelho muito tem contribuído para perenizar as relações entre as duas mais relevantes instituições na construção da identidade e da independência nacional”, conclui o despacho.