O presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva, manifestou-se hoje “muito satisfeito”, mas também “surpreendido” com a antecipação da classificação das Festas do Povo de Campo Maior (Portalegre) pela UNESCO.
“Fomos apanhados de surpresa, tínhamos a indicação que era amanhã [quinta-feira] de manhã”, disse.
Segundo o responsável, o “fundamental” da questão é que as Festas do Povo de Campo Maior já estão classificadas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
A classificação foi atribuída ao início desta tarde, na 16.ª reunião do Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que está a decorrer em Paris (França), até sábado.
O presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo revelou ainda que espera, “no princípio de fevereiro”, em parceria com o município, fazer uma “comemoração em condições” desta classificação com o povo de Campo Maior.
A candidatura à UNESCO foi promovida pela Câmara e Associação das Festas do Povo de Campo Maior (AFPCM) e a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo.
Tradição secular e realizadas pela última vez em 2015, as Festas do Povo de Campo Maior são conhecidas por apresentarem dezenas de ruas, sobretudo no centro histórico, ‘engalanadas’ com milhares de flores de papel, feitas pela população de forma voluntária.
Promovidos pela AFPCM, os festejos na vila alentejana eram já reconhecidos internacionalmente pela sua originalidade e cariz popular, com os habitantes a prepararem a ornamentação das ruas durante meses a fio.
Esta tradição, identitária de Campo Maior, tem vindo a ser transmitida de geração em geração, oralmente e de forma informal, com os mais velhos a ensinarem aos mais novos os ‘segredos’ da elaboração das flores que ornamentam os espaços públicos da vila.
Em comunicado, a ERT do Alentejo e Ribatejo destacou hoje que estas festas são “uma das maiores manifestações de trabalho voluntário e de arte popular” em Portugal e que o reconhecimento da UNESCO “é de Campo Maior, é do Alentejo, é de Portugal, mas é principalmente de todos e de cada um dos campomaiorenses”.
“Campo Maior vê assim o seu nome e a sua tradição maior inscritos a ‘letras de ouro’” na UNESCO, graças a estas festas com “mais de um século de história” e que se juntam a “outras manifestações culturais do Alentejo”, disse a ERT.
Como Património Cultural Imaterial da Humanidade, em anos anteriores, a UNESCO já distinguiu o Cante Alentejano e o Figurado de Barro de Estremoz, no Alentejo, assim como a Falcoaria de Salvaterra de Magos, no Ribatejo.
Também o Fabrico de Chocalhos, baseado na tradição artesanal de Alcáçovas, em Viana do Alentejo (Évora), consta do Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente.
Já como Património Mundial da Humanidade, estão classificados pela UNESCO, no Alentejo, o Centro Histórico de Évora e as Fortificações Abaluartadas de Elvas.
Mensagem da Associação das Festas do Povo de Campo Maior
Festas do Povo são Património Imaterial da HumanidadeCampo Maior 15 de dezembro de 2021“Há um sítio no mundo onde as flores nascem quando o Povo quer!”As Festas do Povo de Campo Maior são Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.A candidatura daquela que é uma das maiores manifestações de trabalho voluntário e de arte popular do nosso país foi hoje aprovada durante a XVI Sessão do Comité Intergovernamental da UNESCO que decorre em Paris, França.Campo Maior vê assim o seu nome e a sua tradição maior inscritos a letras de ouro junto a outras manifestações culturais do Alentejo, como o Cante Alentejano, o Figurado de Barro de Estremoz, os Chocalhos de Alcáçovas, entre outros.Este é, por isso, um momento histórico para Campo Maior e para os campomaiorenses que veem assim ser reconhecida uma tradição com mais de um século de história. Este reconhecimento é de Campo Maior, é do Alentejo, é de Portugal, mas é principalmente de todos e de cada um dos campomaiorenses.Assim, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, o Município de Campo Maior e a Associação das Festas do Povo de Campo Maior deixam um sentido agradecimento ao Povo de Campo Maior!É a arte deste povo, o trabalho de incontáveis gerações de campomaiorenses que passaram este conhecimento aos seus filhos e filhas, que é agora reconhecido a nível mundial.
Mensagem da Ministra da Cultura
A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, congratula-se com a inscrição das Festas do Povo de Campo Maior como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Todos os portugueses, em particular os alentejanos, estão, uma vez mais, de parabéns por saberem manter viva uma das mais ricas tradições culturais portuguesas, justamente designadas Festas do Povo de Campo Maior.
Esta prestigiada distinção só foi possível devido à iniciativa da Associação das Festas do Povo de Campo Maior, que desenvolveu a sua candidatura em conjunto com o Município de Campo Maior e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, que contaram com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo.
Estas Festas, enquanto manifestação popular de uma comunidade viva, têm um contributo muito especial das mulheres de Campo Maior, que, todos os anos, trabalham de modo continuado nas suas flores em papel, passando esse testemunho às gerações mais novas e permitindo manter viva uma tradição em que todos os portugueses se reconhecem. As Festas, que “acontecem quando o povo quer”, não decoram apenas o centro histórico de Campo Maior com milhões de coloridas flores de papel, mas abrem a vila a todos os portugueses.
Assim, esta classificação, que muito honra todo o país, distingue culturalmente a região do Alentejo e projeta a cultura portuguesa, contribuindo de modo significativo para valorizar e salvaguardar este património que nos é comum.
As Festas do Povo de Campo Maior já estão inscritas no Inventário do Património Cultural Imaterial desde 2018 e, em 2019, o comité de peritos já tinha destacado a candidatura portuguesa como um exemplo de como uma pequena comunidade assumiu a responsabilidade pelo seu património cultural imaterial, numa abordagem que destaca os reflexos das mudanças sociais e económicas nas manifestações culturais atuais.
As Festas integram agora esta importante lista da UNESCO, da qual já fazem parte o Fado, o Cante Alentejano, a Louça de Bisalhães, os Chocalhos de Alcáçovas, os Bonecos de Estremoz e os Caretos de Podence.