A Região Sul do movimento Encontro Matrimonial (EM) tem como coordenadores para o próximo triénio a equipa eclesial constituída pela Fátima e o Fernando Penderlico, com P. Luís Bairrada. A Região Sul deste movimento abarca as dioceses de Setúbal, Évora e Portalegre – Castelo Branco. Sendo uma região tão vasta, organiza-se em duas zonas: zona de Évora-Portalegre e zona de Setúbal.
Após a vivência do FDS (fim de semana), os participantes são convidados a integrar grupos de caminhada, denominados células vivas. A Região Sul viveu já este ano dois momentos altos: a comemoração do seu 20º aniversário, em Montemor-o-Novo, e a realização do 33º FDS para casais das duas zonas. Os novos casais do 33º FDS/Sul encontram-se já integrados em grupos de caminhada, um em Évora e outro em Setúbal.
O caminho sinodal do Encontro Matrimonial é trilhado desde a sua criação: reúne os dois sacramentos relacionais em equipas, constituídas por casais e sacerdote ou religiosa, que vivem os carismas do movimento e dão testemunho de vida e de amor para que outros vivam plenamente uma relação responsável, focada na redescoberta do sonho de Deus para cada casal (homem e mulher) / sacerdote / religiosa. É um movimento de “fora para dentro”: acolhe não só casais unidos pelo Matrimónio, como casais em união de facto, recasados ou de outras confissões religiosas, pois a todos deve ser dada a oportunidade de viver o estilo de vida dialogante proposto pelo EM, alicerçado no diálogo profundo, na ternura e na oração.
Fátima e Fernando, com o P. Luís Bairrada