MENSAGEM
Neste Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, saúdo fraternalmente o Movimento Fé e Luz em cada uma das suas comunidades, com seus Amigos Especiais, suas famílias e todos os seus membros.
Que a riqueza da vossa genuína e espontânea Alegria nos surpreenda a todos os que vivemos afogados em problemas e nos abra à festa de Luz que a fé em Jesus nos traz, confirmando-nos na Alegria e na Esperança.
Em tempo de reflexão sobre a sinodalidade da Igreja, agradeço o quanto aprendi com a exemplar seriedade sinodal que desde sempre o carisma fundacional Fé e Luz assumiu em cada um dos seus vastos momentos de discernimento e decisão. Direi mesmo, que esta experiência das primeiras comunidades cristãs, caracteriza a didática da fraternidade Fé e Luz. É fascinante descobrir a beleza desta sabedoria cristã em cada uma das comunidades Fé e Luz e em todo o Movimento. Tudo se decide, após discernida sinodalidade, onde todos participam e assumem conscientemente a sua liberdade e corresponsabilidade, sempre no respeito pela diversidade de possibilidades e capacidade de cada um.
Caminhar Juntos, eis a vivência Fé e Luz!
Obrigado pela vossa radical vivência quotidiana em sinodalidade. Provais que este é o caminho das comunidades cristãs.
Neste dia, um abraço feliz para cada membro da comunidade Fé e Luz da nossa Arquidiocese, presente na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Évora. Estendo este abraço a todas as famílias com pessoas com deficiência entre os seus membros; uma saudação grata a todas as Instituições dedicadas ao acolhimento, promoção humana e inserção social de pessoas com deficiência.
Nesta Arquidiocese de São João de Deus, cuja luz e carisma continuam vivos na obra hospitaleira presente em Montemor-o-Novo e em Assumar, bendigo a Jesus, Bom Pastor, por todos aqueles e todas aquelas que dedicam o melhor da sua vida a esta causa de relevante importância na nossa sociedade.
Évora, 3 de dezembro de 2021
+ Francisco José Senra Coelho
Arcebispo de Évora