Na sexta feira, 22 de outubro, os cursilhistas de Cristandade de Portel com o seu diretor espiritual, Padre José Lello, reuniram-se em Ultreia na sua Igreja Matriz, acolhendo com muita alegria e à moda cursilhista o Presidente do Secretariado Diocesano, David Rodrigues e o Padre Ricardo, portadores da veneranda imagem peregrina do Imaculado Coração de Maria, que está a passar por todos os Centros de Ultreia da Arquidiocese e do crucifixo que está presente em todas as atividades cursilhistas.
A Ultreia foi subordinada ao tema do ano pastoral diocesano: “dai-lhes vos mesmo de comer”. Depois da oração inicial, o David Rodrigues tomou a palavra, apresentando o calendário cursilhista para 2021/2022, apelando desde já à militância e à intendência. Depois vários cursilhistas apresentaram um belíssimo rollo que foi complementado com várias e profundas ressonâncias, vida das suas vidas.
Antes de terminar a Ultreia, o diretor espiritual diocesano foi convidado a tomar a palavra na qual, de acordo com a tradição do movimento, fez um resumo de tudo o que foi dito centrando tudo em Jesus. A sua meditação centrou-se em tres palavras-chave: gratidão, porque um dia o Senhor olhou para nós dizendo a alguém que nos desse de comer, convidando-nos ao encontro com o Senhor; perdão pelas vezes em que, por distração, omissão ou respeitos humanos, deixamos irmãos sem o “comer” que é Jesus Cristo; missão, fazendo pelos outros o que um dia alguém fez por nós.
Quando parecia que a Ultreia estava a chegar ao fim, com as palavras finais partilhadas pelo Nuno Amaral, os presentes aproximaram-se da veneranda imagem de Nossa Senhora peregrina a fim de lhe oferecer a sua vida traduzida numas singelas flores. Profundo momento de oração, que culminou com o canto do Decolores!…
Foi sem dúvida uma verdadeira Ultreia onde não faltou o rollo, as ressonâncias, a festa, a intimidade com o Senhor, o desejo do reencontro. Com corações agradecidos pediram que a Veneranda imagem de Nossa Senhora la ficasse, o que aconteceu até ao dia 02 de novembro.

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.