No dia 16 de outubro de 2021, pelas 14.30 horas, já se encontravam, no Santuário de Nossa Senhora da Visitação em Montemor-o-Novo, os casais da zona de Évora, com braços abertos e acolhedores para receber os casais e sacerdotes que se iam aproximando e subindo à colina, com uma enorme vontade de comemorar os 20 anos de EM, na Região Sul.
De vários pontos do continente e das ilhas, iam chegando, cheios de entusiasmo e ternura, os membros da comunidade, que eram agora acolhidos, pese embora a presença das máscaras, nos braços da Senhora da Visitação, estendidos colina abaixo, para receber todos os visitantes.
Há tanto tempo que não nos víamos: Como vão? Como estás? Que é feito? Tira lá essa máscara por um instante: confirma-me quem és. Que alegria voltar a ver-te; poder-te visitar ou revisitar, aqui neste santuário, nesta colina, de onde posso avistar uma boa parte do Alentejo e do mundo.
Acolhidos e, depois, recolhidos no interior da Ermida, o Padre Luís Bairrada presidiu à Eucaristia e recordou como o EM tem estado ao serviço dos casais, dos sacerdotes e de outros consagrados, para ajudar a redescobrir o sonho que acalenta e ilumina a vida de todos e de cada um, na sua vocação e na comunhão com a comunidade.
Nesta Missa, a Equipa Eclesial Coordenadora Nacional (Aida¬+Pedro com Padre Orlandino Bom), bem com toda a comunidade presente, procedeu ao envio da nova Equipa Eclesial da Região Sul (Fátima+Fernando com Padre Luís Bairrada).
Após a Missa, de envio em missão, descemos da colina da Senhora da Visitação para a planície onde, no Salão de Festas do hospital de S. João de Deus, pudemos acompanhar o caminho percorrido ao longo destes 20 anos de Região Sul, ao recordar as diferentes equipas eclesiais e um dos lemas de cada equipa: entre o começo com o “Faz-te ao Largo!”, o “Bem Comunicar e Cativar para melhor Amar!”… lá fomos vendo como ser “Pedra Viva da Comunidade” ao “Acreditar e dizer Sim!” para “Nos Trilhos do Amor” sabermos que “Evangelizar é dizer-te: Tu és amado por Deus!” o que, por fim nos conduz, em síntese, a sempre e eternamente “Acreditar no Amor!”
Entre a apresentação evocativa dos diferentes lemas fomos todos convidados a participar em atividades lúdicas que, cirurgicamente ponderadas, nos ajudaram a mantermo-nos ativos e animados.
Após recordar os 20 anos, a palavra de ordem foi… comemorar com o “pica partilhado” a que, de tão farto, não faltou o Bolo de Aniversário, o champanhe e os parabéns, cantados em genuíno “Cante” alentejano – Património imaterial da humanidade.

São + Eugénio Alves, 61.º FDS / L

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.