Nos dias 30 e 31 de outubro, ao encerrar o mês dedicado às missões e à vocação à missão, o Movimento dos Cursilhos de Cristandade, na fidelidade ao seu carisma fundacional, que convida cada cristão a ser cursilhista nos seus ambientes próprios (familiar, profissional, social, eclesial, etc.) através da vivência do “milagre da normalidade”, vai levar por diante, no Centro pastoral Paulo VI do Santuário de Fátima, o seu II Congresso Nacional, sob o temo o MCC numa Igreja em saída.
Com início no dia 30, às 09h30 com a Oração da Manhã, o II Congresso Nacional terá o seguinte programa: 10h00 – CURSILHOS DE CRISTANDADE NUMA IGREJA EM SAÍDA (D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo de Évora); 10h45 – Painel: MCC, UM MOVIMENTO DE IGREJA (moderado por Olinda Santo, do Secretariado nacional e com a participação testemunhal de Walter, Paulo e Mariana Osswald, família do Porto; Pe. Amaro Gonçalo, pároco da Srª da Hora, Porto e D. António Augusto, Bispo de Vila Real); 12h15 – Almoço; 14h30 – Painel: MCC, UM MOVIMENTO AMBIENTAL (moderado por Joaquim Mota, presidente do secretariado nacional e com a presença de Fernando Santos, selecionador nacional; Maria José Paschoal, atriz; Adelaide Teixeira, política; Jorge Pinho, empresário e Margarita Gomez, enfermeira no IPO de Lisboa); 16h00 – ESPIRITUALIDADE NA AÇÃO (Cónego José Lopes Batista); 16h45 – MCC, NOVAS GERAÇÕES; 17h45 – Apresentação do Livro “VIA-SACRA CURSILHISTA”; 18.30 – O QUE ESPERA A IGREJA DO MCC (D. José Ornelas, Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa); 19h00 – Conclusões do Congresso (Jorge Santos, Secretariado Nacional); 19h15 – Jantar; 21h30 – Rosário Internacional – Capelinha das Aparições; 22h00 – Procissão de Velas – Recinto do Santuário
No dia 31 de outubro: 10h00 – Rosário na Capelinha das Aparições; 11h00 – Procissão para o Altar do recinto e Missa; 12h45 – Procissão do Adeus – Recinto do Santuário.