O Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola está de volta para a sua 8ª edição. O período de inscrições tem início a 20 de Setembro, e prolonga-se até ao dia 27 de Outubro de 2021. As Provas Cegas dos vinhos a concurso irão decorrer nos dias 5 e 6 de Novembro.
O evento, realizado em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal e reconhecido pelo Instituto da Vinha e do Vinho desde a sua primeira edição, é dirigido a Produtores e a Cooperativas de todas as regiões vitivinícolas do país, Associados e Clientes do Crédito Agrícola. À prova encontram-se vinhos brancos, tintos e espumantes produzidos em Portugal.
No Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola será atribuída a distinção Tambuladeira dos Escanções de Portugal de Ouro, Prata e Bronze a vinhos engarrafados, nas categorias “Vinho Branco”, “Vinho Tinto” e “Vinho Espumante”. Será também conferida a Grande Medalha de Ouro ao melhor vinho branco, tinto e espumante. Cada produtor pode submeter a concurso um vinho de cada categoria.
Composto por reconhecidos escanções, enólogos e jornalistas do sector, o painel de Júri da presente edição contará com a participação de William Wouters, presidente da Association de la Sommellerie Internationale.
Ao longo das sete edições anteriores, o Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola contou com a inscrição de mais de 1.500 vinhos, tendo reconhecido cerca de 450 vinhos brancos, tintos e espumantes oriundos das regiões vitivinícolas dos Vinhos Verdes, Trás-os-Montes, Douro, Beiras, Dão, Bairrada, Tejo, Lisboa, Península de Setúbal, Alentejo, Algarve e Açores.
O Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola materializa a missão do Banco em afirmar-se como a Instituição Financeira de referência que apoia o sector e o desenvolvimento das economias locais, neste caso específico as Cooperativas e os Produtores locais. O objectivo é promover e colocar à prova a qualidade dos vinhos nacionais, procurando gerar novas oportunidades de negócio e a dinamização das comunidades onde o Banco desenvolve o seu trabalho em contacto directo com as pessoas.
Inscrições e Regulamento do Concurso disponível em: www.concursodevinhosca.pt
Sobre o Crédito Agrícola:
O Grupo Crédito Agrícola é um grupo financeiro de génese cooperativa constituído, na sua base, por Caixas de Crédito Agrícola. O Grupo de âmbito nacional, com capitais exclusivamente nacionais, conta com mais de 400 mil Associados, mais de 1 milhão e 500 mil Clientes e mais de 600 Agências, distribuídas pelo território nacional. Foi fundado em 1911, tendo como foco inicial o apoio ao financiamento de agricultores em Portugal tendo, ao longo dos anos, expandido o âmbito da sua actividade para outros sectores e alargado a sua área de actuação. O Grupo é composto actualmente, para além das Caixas Agrícolas e da Caixa Central, por empresas dedicadas à actividade seguradora e a banca especializada.
O Crédito Agrícola, único banco cooperativo a operar no mercado português com capitais nacionais, foi reconhecido pelo mercado como o melhor Banco da sua categoria através da “Escolha do Consumidor 2019” e tem sido pioneiro na oferta de serviços de pagamento inovadores aos seus clientes.
Foi o primeiro banco a disponibilizar o contactless em Portugal, a oferecer o primeiro cartão de pagamento com chip e o primeiro cartão vertical, tendo sido pioneiro na disponibilização de pagamentos com Apple Pay aos seus clientes.