Évora associa-se à jornada em memória das vítimas, com toque dos sinos ao meio-dia deste sábado, dia 23 de Outubro, na Igreja de S. Francisco, em representação das Paróquias da Cidade de Évora.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) saudou a Jornada ‘Memória e Esperança’, que de 22 a 24 de outubro evoca as vítimas da pandemia de Covid-19, convidando as dioceses católicas a associar-se à iniciativa de um grupo de cidadãos.

“As várias Dioceses verão a oportunidade de realizar o gesto do toque dos sinos nas igrejas às 12h00 do sábado, 23 de outubro, conforme sugerido pelos organizadores da Jornada, ou a possibilidade de aderir a outra iniciativa”, refere o Secretariado-Geral da CEP.

“Fazer memória daqueles que nos deixaram, nomeadamente os que foram atingidos pela pandemia, só tem significado no horizonte de esperança que dá sentido à vida”, acrescenta o texto.

A CEP informa que na próxima Assembleia Plenária, de 8 a 11 de novembro, os bispos vão celebrar uma Missa pelas vítimas da pandemia.D. José Ornelas, presidente da CEP, refere à Agência ECCLESIA a importância de preservar a memória das pessoas queridas e apontar ao futuro, com esperança.“No meio do drama que foram estes quase dois anos, passados, nós fomos reencontrando valores na humanidade, valores de pessoas que se dedicaram – a começar pelos profissionais de saúde – e que estão a sofrer ainda as consequências da pandemia, em termos de sobrecarga de trabalho, de desgaste a todos os níveis”, indica o bispo de Setúbal.

documento recorda a recomendação para que, nas Missas do dia 2 de novembro – Comemoração do todos os fiéis defuntos –, “especialmente se recorde, diante do Altar do Senhor, todos os fiéis que faleceram durante o confinamento”.

A jornada ‘Memória e Esperança’ visa mobilizar a sociedade e suscitar a participação de todas as pessoas e instituições que o desejarem, tendo criado o sítio online memoriaeesperanca.pt.

A 14 de novembro de 2020, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) promoveu uma celebração nacional pelas vítimas da Covid-19, na Basílica de Santíssima Trindade, em Fátima.A celebração contou com a presença de 20 bispos católicos, do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro, António Costa e de várias entidades públicas que se quiseram associar a esta homenagem de oração pelas vítimas, diretas ou indiretas, da pandemia.A 16 de março deste ano, a CEP promoveu um dia especial de celebrações pelas vítimas da pandemia, associando-se a uma iniciativa da Igreja Católica na Europa, que decorreu ao longo da Quaresma.A 25 de março de 2020, o cardeal D. António Marto presidiu, em Fátima, a uma oração de consagração de Portugal e Espanha ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria, a que se uniram mais de 20 países, pedindo o fim da pandemia da Covid-19.Já no último dia 13 de maio, o bispo de Leiria-Fátima presidiu também a outro momento de oração, a recitação do terço, na Capelinha das Aparições, numa etapa da “maratona” de oração promovida pelo Papa, pelo fim da pandemia.

*Com Agência ECCLESIA

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.