Foi ao final da tarde de 8 de setembro passado, que o novo livro do Pe João Luís Silva – Todos os caminhos vão dar a Tua casa – foi apresentado, no Auditório Sul, na 91ª Feira do Livro de Lisboa. Trata-se de mais uma colaboração com a Paulus Editora, em que mais de 50 personalidades bem conhecidas do nosso país deixam o testemunho da sua relação com Nossa Senhora.
Acompanhado de Fátima Lopes, que também contribuiu para este livro com a sua partilha pessoal, o Pe João Luís começou por contar que este livro nasceu no início da pandemia da COVID-19, durante o primeiro confinamento, e pouco depois da comemoração do centenário da partida de Santa Jacinta Marto para o Céu, também ela vítima de uma pandemia – a gripe pneumónica. Com o anúncio do confinamento, o Pe João Luís deixou que o seu coração se refugiasse em Nossa Senhora, procurando nela a esperança e saúde que o mundo precisava e sentiu interiormente que, como ele, muitos teriam procurado também abrigo no colo de Nossa Senhora. Este livro é por isso, segundo o autor, um presente para a Mãe do Céu e o dia desta apresentação, em que Igreja celebra a Natividade de Nossa Senhora, não poderia ter sido mais bem escolhido.
Fátima Lopes deixou uma partilha intimista e muito emotiva sobre a sua relação com Maria. Confidenciou que recentemente, numa apresentação do seu livro mais recente, uma das pessoas presentes lhe pediu que explicasse o porquê do amor que tem a Nossa Senhora. E à pergunta que parecia de resposta difícil, Fátima concluiu que ela é para si companheira de todas as horas, uma âncora e refúgio, com quem fala muitas vezes partilhando as alegrias e as angústias no seu “colo gigante”. E este amor foi-lhe ensinado desde sempre pela família: as avós (uma dela esteve presente numa das aparições de 1917); a mãe, que sempre lhe disse que nasceu num dia abençoado (13 de maio) e um tio padre que dedicou a sua vida ao cuidado dos outros. Fátima Lopes deixou um apelo, a crentes e não crentes, a darem uma oportunidade a este livro porque nele vão encontrar uma fonte de esperança, já descoberta pelos que nele partilham a grande certeza que trazem consigo: existe uma casa onde podemos sempre voltar e a garantia de um abraço maternal. E, como referiu, a diversidade dos percursos das muitas personalidades que se disponibilizaram para que este livro acontecesse é a grande prova de que todos precisamos de um colo de Mãe.
Estiveram também presentes na apresentação Helena Sacadura Cabral e Francisco Noronha de Andrade, cujos testemunhos se encontram no livro.
Este livro é assim um presente para Nossa Senhora, mas também um presente para os que se aventurarem na sua leitura, pois nele vão encontrar partilhas muito pessoais, fruto das encruzilhadas das vidas dos que as relatam, e que nos levam sempre à tão conhecida expressão do Papa Francisco, em Fátima, por ocasião do centenário das aparições: Temos Mãe!

Célia Custódio

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.