No dia 23 de julho, no Seminário Maior de Évora, decorreu uma reunião de preparação do Biénio Vocacional que irá ser vivido na Província Eclesiástica de Évora, que é constituída pelas Dioceses de Évora, Beja e Algarve. Marcaram presença na reunião os Bispos das três dioceses, nomeadamente, D. Francisco José Senra Coelho (Évora), D. João Marcos (Beja) e D. Manuel Quintas (Algarve). Além dos Prelados, tomaram parte nos trabalhos os responsáveis diocesanos pela Pastoral das Vocações.
No final da reunião, o Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho disse, em declarações ao jornal “a defesa”, que “um biénio vocacional é um serviço à sociedade. Não é uma busca que a Igreja anda a fazer de padres, ou de monges, ou de missionários. É uma oportunidade de reflexão de encontro consigo mesmo, de crescimento humano que a Igreja propõe num ambiente muito superficial e onde muitas vezes também não acontece a ajuda nem espiritual nem psicológica”.
“Hoje, a Província Eclesiástica de Évora esteve já a trabalhar num projecto ambicioso, realista e desejamos que alcançável para que o maior número possível de pessoas – estamos a pensar muito nas novas gerações – tenham uma oportunidade de fazer um encontro vocacional consigo mesmo, nas opções definitivas e essenciais da vida onde se podem definir até profissionalmente”, explicou.
“Vamos acreditar que serviremos com um dinamismo próprio da Igreja, que é a espiritualidade, a nossa população quer jovem, quer adulta, enfim, todas as pessoas que se queiram reencontrar, refazer, questionar, pois é sempre saudável voltar ao princípio para solidificar o presente”, apontou.
O projecto do Biénio Vocacional aproveitará ainda a sinergia com toda a dinâmica das Jornadas Mundiais da Juventude que estão a ser preparadas e serão vividas em Lisboa em 2023.
“Gostaria muito que todos nos envolvêssemos neste Projecto”, desafiou.

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.