O Direito Canónico é a ciência que procura ajudar a Igreja Católica a viver com justiça em todas as suas dimensões e em todas as suas instituições. Assente no Direito Divino (natural ou revelado) e no Direito Eclesiástico Positivo (leis e regulamentos), o Direito Canónico torna-se assim um elemento essencial para que a Igreja cumpra a sua missão neste mundo. O Direito Canónico é, por sua própria natureza, um ramo de saber teológico e jurídico.  

Para aprofundar o estudo, investigação e aplicação do Direito Canónico em Portugal foi fundado em 2004 o Instituto Superior de Direito Canónico, da Universidade Católica Portuguesa. Ao longo dos seus dezassete anos de existência, têm sido formados no Instituto vários canonistas que se encontram hoje a servir a Igreja nos mais variados ofícios eclesiais.  

A licenciatura canónica em Direito Canónico destina-se aos clérigos, religiosos ou leigos que pretendem aprofundar os seus conhecimentos em Direito Canónico para melhor servir a Igreja nas mais diversas missões que lhes são pedidas, nomeadamente cúrias diocesanas, tribunais eclesiásticos, organização das dioceses, paróquias, institutos de vida consagrada, associações de fiéis, etc. É também um bom instrumento para a formação contínua dos sacerdotes, tão útil à sua vida e ministério. Para ingressar no curso é necessário, como pré-requisito, ter sido aprovado num certo número de cadeiras filosófico-teológicas.

As candidaturas decorrem desde meados de Junho até meados de Agosto.  

Para mais informações consulte-se o site do Instituto: www.isdc.lisboa.ucp.pt  

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.