A Organização Mundial de Saúde (OMS) condenou neste dia 24 de maio que “um pequeno grupo de países” açambarque vacinas contra a covid-19, defendendo ao mesmo tempo que se consiga vacinar 10 por cento da população de cada país até setembro.
“Mais de 75% de todas as vacinas foram administradas em 10 países”, afirmou o diretor geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, na abertura da Assembleia Mundial da Saúde, a reunião magna de todos os países membros da agência das Nações Unidas para a saúde.
O diretor geral da OMS pediu aos estados membros que se apliquem numa “campanha de vacinação em massa de pelo menos 10% da população de cada país até setembro, bem como na vacinação de pelo menos 30% até ao fim do ano”.
Ghebreyesus apontou que ao ritmo atual, dentro de três semanas se atingirá um número de mortes com covid-19 superior ao total de 2020.
Do total de mortos, pelo menos 115.000 eram trabalhadores do setor da saúde, acrescentou.
“O número de doses de vacina administradas em todo mundo teria sido suficiente para cobrir todos os trabalhadores do setor da saúde e as pessoas idosas, se tivessem sido distribuídas equitativamente”, notou Tedros Ghebreyesus.
Fonte: LUSA
Foto: ONU/ Elma Okic