O Palácio dos Coutinhos, propriedade do Município de Estremoz, foi requalificado e, no passado dia 19 de março, foram assinados dois documentos, um protocolo de parceria e um contrato de comodato, que vão determinar o futuro do histórico edifício.
A requalificação do edifício foi inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e consistiu na sua recuperação e ampliação, dotando-o de espaços para ensino e ensaios de música, administração, convívio e também num auditório para ser utilizado para outras atividades da freguesia de Veiros e do Concelho de Estremoz.
Foi nesse sentido que foi assinado um Protocolo de Parceria para a gestão do referido auditório, entre o Município e a Junta de Freguesia de Veiros, ficando a mesma responsável pelo espaço, podendo autorizar a sua cedência a outras entidades. A cedência do espaço à Freguesia é gratuita e tem a duração de 5 anos.
Na mesma cerimónia foi também assinado um contrato de comodato, entre o Município e a Sociedade Filarmónica Veirense, que permite a instalação da sua sede, para a realização de atividades necessárias à prossecução dos seus objetivos, não lhe podendo dar qualquer outro fim contrário. Esta cedência, gratuita, já entrou em vigor e manter-se-á até que a Sociedade Filarmónica Veirense a necessite, ou caso a mesma se extinga.
A Requalificação do Palácio dos Coutinhos, Sede da Sociedade Filarmónica Veirense, está inserida numa candidatura aprovada no âmbito do Alentejo 2020 (sendo o valor total elegível de  756.028,43 €, com o apoio financeiro da União Europeia – FEDER, no valor de  642.624,17 €, e o restante valor financiado pelo Município de Estremoz).
Este é mais uma espaço recuperado que em muito beneficiará o desenvolvimento cultural do concelho de Estremoz.

pt_PTPortuguese

Partilhar

Caro leitor, partilhe esta notícia nas suas redes sociais.