O Clube de Saúde Sénior promovido pelo Município de Viana do Alentejo em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade local, a Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Aguiar, celebrou 11 anos de atividade no dia 5 de abril.

Ao longo de mais de uma década já passaram por estra estrutura que tem como público-alvo os seniores com autonomia, mais de uma centena de idosos das três freguesias do concelho – Aguiar, Alcáçovas e Viana do Alentejo.

Recorde-se que a primeira aula realizou-se nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo, a 5 de abril de 2010. Pouco depois, devido à grande afluência de participantes, foi criada, em Alcáçovas, uma outra turma que frequentava as aulas nas instalações da Santa Casa da Misericórdia. Meses mais tarde, a 17 de janeiro de 2011, surgiu a turma de Aguiar.

Na presente temporada 2020/2021, devido às restrições provocadas pela pandemia, o Clube de Saúde Sénior adotou um novo formato de funcionamento, mantendo o acompanhamento aos utentes à distância, através da equipa multidisciplinar que, quinzenalmente, efetua um contacto com o objetivo de apoiar e esclarecer as dúvidas.

As boas práticas do Clube de Saúde Sénior já serviram de modelo a outros concelhos que seguiram o exemplo de Viana do Alentejo. O trabalho que tem vindo a ser realizado ao longo de 11 anos já deu frutos, com o Clube a ser distinguido a nível distrital e nacional, nomeadamente por boas práticas na área do envelhecimento ativo, tendo ainda recebido o Prémio Autarquias pela melhor contribuição autárquica em saúde e ainda o Prémio Reconhecimento Social.  Mais recentemente, no âmbito do Programa “Município Amigo do Desporto” foi distinguido na área de Intervenção COVID-19.

Recorde-se que o Clube de Saúde Sénior é dinamizado por uma equipa multidisciplinar com vista a melhorar os índices de saúde, bem-estar e qualidade de vida da população sénior do concelho, através da prática regular de exercício físico.

pt_PTPortuguese