O mês de Agosto, em Portugal, de norte a sul, é repleto de festas tradicionais em honra do padroeiro ou da padroeira da localidade.O mês de Agosto, em Portugal, de norte a sul, é repleto de festas tradicionais em honra do padroeiro ou da padroeira da localidade.Na Arquidiocese de Évora, as festas tradicionais também são uma realidade esperada por locais e forasteiros.No entanto, o ano de 2020, marcado pela pandemia da COVID-19, ficará certamente na história pela vivência destas celebrações religiosas de forma diferente, respeitando sempre as normas emanadas pela CEP – Conferência Episcopal Portugal em sintonia com a DGS – Direção-Geral da Saúde. Neste sentido, deixamos aqui os programas, que tivemos conhecimento, das Festas que se vão realizar na área geográfica da Arquidiocese de Évora, que abrange parte do Alentejo e do Ribatejo.

Coruche

A Irmandade de Nossa Senhora do Castelo, em Coruche, em resultado do impedimento de realização da tradicional Procissão em honra de Nossa Senhora do Castelo, do dia 15 de Agosto, comunicou na sua página de facebook a forma como decorrerão as celebrações religiosas de 2020. Novenas: Decorrerão como habitualmente entre 6 e 14 de Agosto, pelas 21:30h, no formato normal e apenas com as limitações de distanciamento, impostas em sede de pandemia da Covid-19, para as celebrações religiosas. Procissão: Não ocorrerá a tradicional Procissão em honra de Nossa Senhora do Castelo, do dia 15 de Agosto. Será substituída por uma Visitação que ocorrerá em quatro momentos, nos dias 12, 13, 14 e 15 de Agosto, em que a imagem de Nossa Senhora do Castelo visitará os territórios de Coruche. Cerimónia da Bênção dos lares e dos campos:  Ocorrerá como habitualmente, no dia 15 de Agosto, após o final da Visitação a realizar na Vila de Coruche e zonas envolventes.  “Pedimos especial compreensão para o cumprimento das normas de distanciamento social, uma vez que, nas atuais condições, estará limitado o número de pessoas a poder permanecer na esplanada do Castelo para esta cerimónia”, pede a Irmandade.

Monforte

As Paróquias do Concelho de Monforte estão realizar as Festas Religiosas Tradicionais daquele concelho, com a celebração de Eucaristias ao ar livre. Neste sentido, segundo cartaz divulgado pela Câmara Municipal de Monforte, no dia 1 de Agosto, pelas 20h30, foi celebrada Eucaristia em honra de Nossa Senhora das Neves, junto à Igreja de Santo António, em Vaiamonte. No dia 8 de Agosto, pelas 21h00, foi celebrada Eucaristia em honra de Nossa Senhora dos Prazeres, junto à igreja dos Prazeres. No dia 15 de Agosto, pelas 09h00, será celebrada Eucaristia em honra de Nossa Senhora do Parto, na praça da República, perto da Igreja Matriz, em Monforte. No dia 22 de Agosto, pelas 20h30, será celebrada Eucaristia em honra do Santo Padroeiro, em Santo Aleixo, junto à Igreja. No dia 6 de Setembro, pelas 18h00, será celebrada Eucaristia em honra de Nossa Senhora dos Milagres, em Assumar, junto à Igreja. As Eucaristia serão celebradas de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde e a organização apela a que se promova o distanciamento social; ainda que estejamos em espaço aberto, recomendamos o uso de máscara; desinfete as mãos, sempre que possível.

Nossa Senhora da Boa-Fé (Évora)

A Paróquia de Nossa Senhora da Boa-Fé informa que no dia 15 de Agosto, a partir das 18h30, a Imagem da Padroeira percorrerá as ruas da Freguesia numa carrinha, na impossibilidade de se realizar a tradicional procissão.

pt_PTPortuguese